Decoração de Casamentos

Ei meninas,

Há muito tempo penso em escrever um post com esse tema, já que vira e mexe recebo muitas dúvidas e questionamentos de noivas que ficam sem saber o que envolve a Decoração de Casamentos.

Acredito que em cidades pequenas e médias, como Juiz de Fora, o conflito entre o decorador e o florista ainda ocorra…A verdade é que por muito tempo só existiu um item de decoração: as flores! Os detalhes, como toalhas, cortinas, bandejas, montagem e etc, sempre eram fornecidos pelo buffet…

Com o crescimento e especialização do mercado, em todas as áreas, houve a necessidade de segregação…Além disso, o maior investimento em festas e a busca por detalhes e personalização também foram importantes para alavancar o mercado. O mercado então passa a contar com diferentes segmentos:

Mobiliário – com diversas opções de estilos e gosto, inclui também: lustres e tapetes.

Lounge branco e espelho

Casamento Deborah e Octávio – Móveis Dubambu – Foto: Amais Fotografia

Itens de decoração – toalhas, sousplats, castiçais, bandejas, taças, etc.

131214_flafred_0669

Casamento Flávia e Frederico – Itens comprados pela noiva – Foto Amais Fotografia

Montagem de estruturas – tendas, tablados, cortinas, painéis

131214_flafred_1707

Casamento Flávia e Frederico – Eclipse Tendas – Foto: Amais Fotografia

Iluminação decorativa – iluminação para toda a área do salão e externa se houver.

Casamento Raphaela + Henrique

Casamento Raphaela e Henrique – Iluminação: Podium eventos – Foto: Alessandro Mesquita

Detalhes especiais – lembrancinhas, mimos, forminhas, docinhos decorados – tudo o que pode ser utilizado para personalizar o seu evento.

120908_reegui_16476

Casamento Renata e Guilherme – Arte: Abelha Design – Foto: Amais Fotografia

Papelaria – tags, cardápios, kits, placas.

1521863_10202773144027189_1475322251_n

Casamento Luiza e Diego – Tag: Gráfica Tamoio – Foto Amais Fotografia

Florista – ornamentação com flores e plantas.

B+B-16

Casamento Beatriz e Bruno – Flores Beija Flores – Foto Viviane Ricardo

Bem Casados – até a embalagem do bem casado faz parte da decoração.

Captura de Tela 2014-11-26 às 11.36.09

Casamento Roberta e Leandro – Brownies Thais Almeida – Foto Amais Fotografia

Decorador – criação do projeto, indicação e montagem.

10696416_863246553706380_1939583446419660430_n

Noiva Laura emcionada ao ver a decoração – Foto Amais Fotografia

Notem que com essa segregação o Florista é apenas um dos inúmeros fornecedores, que passam a ter importância semelhante na construção do cenário perfeito.

Ainda encontramos muitos desses itens em uma única empresa. Buffets que, além da montagem, ainda fornecem móveis e itens de Decoração… Casa de festas que já tem um pacote de decoração floral incluído, entre outros. Nada contra, pelo contrário, acho que a necessidade de cada item vai depender das suas prioridades e te auxiliar a decidir qual o melhor custo benefício para realizar o seu sonho.

E aí você pensa…mas essa segregação só serviu para me deixar mais perdida e confusa no meio de tantas opções… Aí está o papel do Decorador (euzinhaaaa,rs)! O decorador é o responsável por reunir todos esses fornecedores, de acordo com o gosto e o bolso, e criar um projeto único para os noivos.

Pensa na sua pastinha de inspirações, seja ela toda de prints de instagram ou bem organizada no seu computador… Imagine tooooodas aquelas suas inspirações, que tem casamentos do laranja ao branco clássico, dos lustres às gaiolinhas….e agora???  Como escolher dentre estas inúmeras opções??  A partir do seu estilo e de muita conversa é possível entender e descobrir qual o verdadeiro perfil e o que te fará feliz!

Essa criação do cenário é muito importante para deixar o ambiente aconchegante e reflete diretamente no estado de espírito dos convidados. Você já percebeu o quanto faz bem estar num local que foi planejado nos mínimos detalhes para ser acolhedor e te encantar?!

E além disso, não é só essa questão de beleza, entra também a funcionalidade. Não adianta você planejar uma festa linda que não seja funcional, por exemplo, que a mesa de doces não seja vista, a pista de dança atrapalhe a conversa, o bar muito longe dos convidados, mesas muito apertadas ou muito separadas… E para isso, mesmo que existam algumas regrinhas (elas sempre podem ser quebradas de acordo com a ocasião), o estudo do melhor layout para o seu Casamento é importantíssimo para o sucesso dele! Sendo único! Afinal, não existem outro casal igual a vocês!

Captura de Tela 2014-11-26 às 11.57.07

Captura de Tela 2014-11-26 às 11.59.14

 Além de todo esse planejamento, no dia do Casamento é o decorador que estará regendo a orquestra e deixando tudo do jeitinho que vocês escolheram e aprovaram!

Ahhh, e é importante separar de tudo isso o Cerimonial! Você pode muito bem ter um decorador e um Cerimonial, na verdade, se você curte algo personalizado, deve! Ou então um Cerimonial que também faça o projeto de decoração (euzinhaaaa,rs)! Mas é importante saber a diferença. Caso, você opte por contratar somente um Cerimonial, não é dever, nem compete a ele o projeto de decoração, mas sim a indicação de todos aqueles fornecedores citados acima. Por isso, você não pode exigir mais do que a indicação, entendeu?

E claro, que o cerimonial verifique se está tudo conforme o programado no dia do evento!

Bom, eu espero ter ajudado um pouquinho a clarear algumas dúvidas e mostrar que todo mundo tem o seu papel e é importante para garantia do sucesso do evento!

:*

4
avatar29 de novembro de 2014 - 4:59 AM

Laura Brun - Olha eu aquiii… emocionei MESMO! Vc faz tudo ficar diferente e unico… os convidados saem impressionados dos casamentos q vc faz… Ja ouvi muitos, tanto os meus quanto os de outros casamentos dizerem: “nunca vi nada igual”! E quando é assim, respondo com todo orgulho: pois ela é a melhoooor!!!! Sou fã 🙂

Seu email não será publicado ou compartilhado. Preenchimento obrigatório *

*

*

Compartilhe: FacebookPinterestTwitter