Foto

Ei pessoal,

Vamos continuar com a operação casamento ?

Data, Igreja e Local escolhidos, próximo passo: fotógrafo (a).

Pela grande importância, acredito que este seja um dos fornecedores mais difíceis de se escolher, necessitanto de avaliações meticulosas. Assim, resolvi escrever este post para ajudar as noivinhas que estão tendo dificuldades como eu tive.

As minhas dificuldades foram:

1– Não tinha não tenho um olhar técnico para avaliar fotografia;

2– Muitos álbuns diferentes me deixavam perdida;

3– Não sabia o que era importante avaliar na hora de contratar.

Por isso, resolvi pesquisar muiiiitooo sobre fotografia e o que antes para mim era um “item” qualquer, passou a ter a sua importância reconhecida, afinal a fotografia serve para eternizar os momentos…
Pesquisa: o primeiro passo é começar a ver fotos de casamentos, seja na internet, ábuns de amigos ou revistas, e ver o tipo de foto que te agrada mais. Com isso você vai se familiarizando com os efeitos que existem (luz, cores …) e terá uma pequena noção quando se reunir com algum profissional.
Fotojornalismo x Fotografia tradicional: fotojornalismos são as  imagens capturadas espontâneamente, como por exemplo, uma lágrima caindo, um sorriso para alguém, um olhar, um abraço caloroso, um beijo, entre outras… Eu, particularmente, sou apaixonada por este tipo de fotografia, acho super artístico, mas as fotos tradicionais também devem estar presentes, principalmente com os familiares e amigos queridos!
Álbuns: visualizar os trabalhos prévios dos fotógrafos é fundamental. Algumas vezes as fotos são até bonitas, mas a edição do álbum não é muito boa. Peça para ver os álbuns, veja não só as fotos, mas os modelos que você mais gosta ($$). Há diversos modelos e preços! Eu por exemplo não gosto de modelos grandes demais, acho que fica pouco prático para ver e guardar, mas isso é totalmente pessoal! Algumas noivas contratam somente o trabalho com as fotos entregues em CD, essa é uma outra opção que pode baratear..
Indicações: procure informações de alguém que já tenha contratado este fornecedor. Vai que acontece (igual apareceu no Fantástico) do fotógrafo não aparecer no casamento!!
Empatia: acho esse um quesito essencial! Vocês passarão vários momentos juntos e para que tudo saia perfeito é necessário confiança e empatia. Veja se o profissional respeita as suas opiniões ou simplesmente gosta de impor as dele. É indispensável sentir-se confortável!
Fotógrafo: se você contratar uma empresa, veja quem será o fotógrafo e se ele possui um assistente, tanto para ajudar na iluminação, quanto para capturar o maior número de imagens possíveis, principalmente em festas com muitos convidados!
Ensaios: making of; e-session; estúdio; trash the dress estão incluidos? Se não tiver e desejar fazer, peça um orçamento e avalie o custo x benefício. Alguns profissionais já oferecem o pacote que pode ser mais acessível.
CD: verifique se o profissional irá disponibilizar o CD com todas as imagens e não só as que estão no álbum. Geralmente eles entregam em baixa resolução, contudo a entrega em alta pode ser negociável, principalmente quando o álbum não está no contrato!
Horário: combinem o horário de chegada, o período de cobertura da festa, se o profissional faz hora extra e qual o custo disso. As horas extras poucas vezes são necessárias, pois fotos nos momentos finais pé na jaca devem ser evitadas ou pelo menos não fazer parte das oficiais.
Entrega: definam o prazo de entrega do álbum e/ou CD de fotos e estabeleçam cláusulas no contrato caso este não seja cumprido.
Orçamento: por fim e não menos importante, veja se o valor cobrado cabe dentro do seu orçamento e defina prioridades. Há noivas que se importam muito com fotografia e estão dispostas a pagar o que for por um seviço, há outras que preferem investir no vestido e não ligam tanto para fotos artísticas.
E lembre-se: “quando a esmola é demais o santo desconfia”.
Existem muitos profissionais bons e com preço justo!
Boa sorte!!
:*
0 AMEI
avatar1 de julho de 2011 - 2:22 PM

Priscila e Junin - Estou com muita dúvida sobre fotógrafo..
Com qual vc fechou?

avatar1 de julho de 2011 - 2:38 PM

Renata - Ei Priscila…
Me manda um e-mail que a gente conversa…
renatabvcruz@yahoo.com.br

bjoss

avatar1 de julho de 2011 - 3:37 PM

Priscila e junin - ja mandei o e-mail, se não estiver na caixa de entada esta no spam..
bjs

Seu email não será publicado ou compartilhado. Preenchimento obrigatório *

*

*

Compartilhe: FacebookPinterestTwitter