Pré lista de convidados

Para algumas de vocês fazer a pré-lista de convidados é até fácil, eu por exemplo tenho diversas listas espalhadas pela casa! Mas como nem tudo são flores, você não precisará só da sua pré-lista, mas da dos seus pais, noivo e pais do noivo (dependendo da situação). E isso minha gente é uma peleja experiência própria. Não basta pedir, participe da confecção desta lista, pois por não ser de caráter definitivo e emergencial pode demorar a sair… Eu não tenho a minha ainda que raiva rsrs e acabei fazendo um cálculo aproximado incluindo as pessoas que eu tinha certeza que seriam convidadas por eles. Agora é rezar pra dar mais ou menos isso!
É uma pré-lista por ser feita com muita antecedência (no início dos preparativos) e você poderá esquecer de algumas pessoas, perder o contato com outras, conhecer novas, mudar de emprego etc. A utilidade dela é dar uma noção da dimensão do seu casamento, auxiliando no controle financeiro e na escolha do local. Além disso, quase todos os fornecedores perguntarão para quantas pessoas será o casamento.
Um detalhe importante é a porcentagem de faltosos, que pode variar de 15 a 30%. Sim, muita gente falta, até aqueles que você menos imagina…Quanto maior o número de convidados maior é a quebra! Além disso, detalhes como dia da semana do casamento, época de férias ou feriado, clima, quantidade de convidados de fora da cidade, local da festa, entre outros, podem influenciar nessa quebra. Portanto, o casamento deve ser planejado para um número menor que o total da lista! Se você possui uma boa assessoria, já foi alertada sobre isso e não irá se descabelar sem saber o que fazer. Se não, ainda bem que existem os blogs e sites não é mesmo?!
Próximo ao evento (antes da impressão dos convites), a lista final deve ser realizada e, posteriormente, com a ajuda do RSVP (normalmente feito pelo cerimonial contratado), seja ele passivo ou ativo, o número aproximado real de convidados será estimado para ver a necessidade de ajustes (aumentar buffet, mesas, cadeiras, bebidas..)
Para saber mais sobre lista de casamento acesse o Noiva Mundi TV, coincidentemente, hoje foi exibida uma matéria da cerimonialista e decoradora Carol Souza Lima sobre lista e RSVP.
PS.: Não se esqueça que o tamanho da lista deve ser proporcional ao estilo e o budget do casamento!
:*
1 AMEI
avatar24 de abril de 2013 - 11:01 PM

Tatiana - Olá Renata ! Sou do interior de Minas e aqui na minha cidade não existe esse serviço de cerimonialista, eu até estava pensando em contratar, mas acho que vai ficar muito caro, pq já vai ser tudo de fora, estou começando a pesquisar fornecedores ainda, mas como aqui é longe de tudo e os convidados do noivo e os amigos de faculdade da noiva são de fora, isso pode influenciar muito na “quebra”. Vc acharia válido fazer um e-mail para confirmação de presença+ telefone da casa da noiva+ site ? E contar com uma quebra de 30%? o Bufett que minha familia contrata trabalha com 10% de tolerancia. Estamos pensando em uns 300 convidados assim …

avatar9 de maio de 2013 - 1:26 PM

Renata Cruz - Ei Tatiana,

Cada caso é um caso, mas pelas últimas festas que fiz, a quebra está em 30% mesmo…as vezes até mais…
Acho que o site dos noivos está de bom tamanho…é o lugar que o pessoal tem mais acessado para saber mais informações do Casamento.
Comunique a necessidade de confirmação de presença.

:*

Seu email não será publicado ou compartilhado. Preenchimento obrigatório *

*

*

Compartilhe: FacebookPinterestTwitter