Uma das perguntas que mais recebo por aqui é sobre as datas ideais para se realizar um casamento. Mas será realmente que existe a melhor data??
Escolher um dia que ficará marcado para o resto de suas vidas e que terá uma simbologia tão intensa, realmente não é uma tarefa fácil. São tantas coisas envolvidas, tantas variáveis, e uma possibilidade aí de mais de 365 dias (já que muitos casais planejam o casamento com mais de um ano de antecedência). Mas e aí? Por onde começar?
Separei alguns fatores para facilitar que vocês avaliem o que realmente é prioridade:
Fatores Pessoais
- Data especial
Existe alguma data que gostariam de continuar destacando na vida de vocês? alguma tradição de família que gostariam de manter? Já tive casais que se casaram no mesmo dia dos pais e avós e assim a tradição ia se mantendo e a sorte dos casamentos se perpetuando…
- Férias
Estar de férias na semana do casamento é algo imprescindível para que você não pire…imagine, se você hoje só consegue pensar em casamento, como será na semana??? rsrs…fora que existem varias coisas pra finalizar, até mesmo se você for a pessoa mais organizada. Então já sabe, você precisa estar disponível e, caso vá viajar de lua de mel, se programar para dias esse dias de férias.
Se o seu trabalho não permite se dar ao luxo de escolher as férias, por exemplo professores, você precisará se adequar e escolher a data dentro das possibilidades existentes.
- Destino de lua de mel
Há quem decida a festa depois de decidir o local da lua de mel. Há quem prefira a viagem do que a celebração. Então pra esses casais, com certeza, a escolha da data vai se basear no destino, a não ser que você não faça questão de ter uma lua de mel pós festa.
Verifique com a agencia de viagens ou pesquise as melhores épocas para se viajar para o local desejado. Se não é temporada, se faz muito frio ou muito calor, os valores, isso tudo pode te ajudar a escolher a data do casamento!
- Feriados
Alguns casais que não moram na cidade do casamento, possuem muitos convidados de fora ou que optam por um Destination Wedding, gostam de escolher datas próximas a feriados, principalmente quando o local é mais distante! Isso pode ser maravilhoso, mas ao mesmo tempo também pode ser mais oneroso para os convidados, devido a necessidade de contratar pacote dos hotéis ou pousadas, ou tarifas de transfers e locomoção.
Outro ponto seria a grande procura por essas datas, o que faz com que as possibilidades de negociações com os fornecedores sejam menores, ou ainda, no momento da contratação muitos já não estejam disponíveis! O ideal é você colocar na balança os prós e contras.
Fatores climáticos
Com certeza esse é um dos fatores que mais influenciam na hora da escolha da data! Mesmo morando em um país tropical, onde as estações são pouco definidas e a chance de chuva existe em todos os meses!!
- Meses frios e secos
Junho, Julho e Agosto são os meses que tem o menor índice pluviométrico e consequentemente uma menor probabilidade de chuva. Além de raramente acontecerem aquelas chamadas chuvas de verão, que parecem mais tempestades e são assustadoras. São meses de inverno e que propiciam um pôr do sol de arrancar suspiros, mas em compensação, dependendo da região que você estiver pode até gear…Por essa questão eles acabam não sendo os meses campeões de procura aqui na região Sudeste e há sempre uma oferta legal de datas.
- Meses com clima ameno
Abril, Maio, Setembro e Outubro são os novos meses das noivas!! Me arrisco a dizer que entre esses 4, Setembro seja o campeão. Acredito que por abrigar a primavera em parte dos seus dias e ter temperaturas mais altas que Abril e Maio e menor chance de chuva que Outubro. A medida que vamos nos aproximando dos extremos do ano essa “chance”vai aumentando realmente, mas seria imprudente da minha parte afirmar qualquer coisa a respeito do clima do Brasil! Inclusive já tivemos muiiiitos casamentos nos extremos com dias lindos e céus de Brigadeiro!
A grande desvantagem desses meses é que realmente são bem concorridos e acabam influenciando no momento da contratação de fornecedores, tanto por menores margens de negociação, quanto por falta de disponibilidade.
- Meses quentes
Dezembro, janeiro, fevereiro e março, época de calor no Brasil! Isso muitas vezes é visto como sinônimo de chuva, principalmente Março que foi amaldiçoado por Tom Jobim com as águas de Março, rsrs. Brincadeiras a parte, o preconceito com os extremos é enorme, e essa baixa temporada pode ser muito vantajosa para os casais que são menos ansiosos, praticam o otimismo e querem economizar!
Fatores financeiros
Uma alternativa incrivelmente LINDA e arrisco dizer “Sustentável”, já que faz os pequenos negócios de muitas pessoas que trabalham com eventos ter um giro maior, atender mais casais e ainda reduzir o valor cobrado, é escolher datas alternativas à sábados e feriados.
Já foi-se o tempo em que era simplesmente impossível ir a um evento desse tipo. Com as escalas de trabalho cada vez mais flexíveis, novos tipos de serviço, aliado a um tempo de antecedência para se programar, as pessoas que realmente se importam sempre darão um jeito de estar presente.
Bom pros noivos, bom pros fornecedores e bom pro mercado!
Outros fatores
Pouco se fala sobre isso, mas existem alguns outros fatores que podem ser até mais relevantes para a grande escolha do dia D.
Se você se identifica e conhece um pouco de astrologia, sabe que os corpos celestes influenciam diretamente as nossas emoções e energias aqui na terra! Então, porque não utilizar o poder da astrologia para escolher o dia com a energia que tenha mais conexão com o seu propósito de celebração. Pode ser a fase da lua, um signo solar, a observação dos aspectos planetários, enfim, algum detalhe que possa somar com o AMOR desse dia! Procure um astrólogo ou pesquise sobre isso!
Uma outra forma é seguir o sincronário das 13 luas e observar o Kin do dia! Não sabe o que é isso? manda um google e dá uma pesquisada. 🙂
Também há casais que escolhem pela numerologia, datas cabalísticas, soma dos números, datas da sorte, enfim uma outra infinidade de possibilidades!!!
É fato que com chuva ou sem chuva, com data totalmente planejada ou nada pensada, tendo AMOR e carinho nos detalhes, tudo há de ser lindo e eternamente guardado.